Mercosul deve discutir decisão sobre maconha, diz ex-presidente uruguaio

Para o ex-presidente uruguaio Tabaré Vásquez, países so Mercosul devem discutir a legalização da maconha

Para o ex-presidente uruguaio Tabaré Vásquez, a decisão do atual governo – que anunciou na quarta-feira que pretende legalizar a venda de maconha – precisa ser discutida entre os países que integram o Mercosul. “O negócio da droga deve ser analisado com profundidade para ver como podemos discutir esse tema”, disse Vásquez em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta quinta-feira.

O ex-presidente também afirmou que a intenção do atual governo não é produzir e distribuir a droga, como vem sendo divulgado depois que o ministro da Defesa, Eleuterio Fernández Huidobro, declarou que haverá um controle severo do Estado sobre a produção e a distribuição da droga. A decisão é inédita na América Latina.

A proposta foi apresentada em meio a uma série de medidas analisadas pelo governo do presidente José Mujica com o objetivo de combater a violência no país. Atualmente, o Parlamento uruguaio analisa três projetos de lei, de distintos partidos, que preveem a legalização do cultivo de maconha para consumo próprio, mas o governo teme que a medida seja utilizada pelo narcotráfico para transformar o país em um centro de fabricação e distribuição internacional de drogas.

Fontes do Ministério do Interior explicaram que a iniciativa requer um projeto de lei que ainda deve ser redigido. Segundo informações da imprensa uruguaia, o governo pretende estabelecer registros de consumidores para outorgar-lhes até 40 cigarros (de maconha) por mês e a comercialização da droga incluirá um imposto destinado à reabilitação de pessoas viciadas.

Fonte: Terra

Anúncios

Deixe um comentário, sua opinião é importante para nós:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s