Produção doméstica de maconha aumenta na Europa

Produção artesanal da maconha aumentou.

De acordo com o Observatório, o aumento da produção doméstica da maconha foi constatado em vários países europeus. “Bélgica, Dinamarca, Holanda, Finlândia e Reino Unido registraram uma forte alta na fabricação da erva de cannabis”, explica a instituição. Esse dado preocupa as autoridades, já que ele também está “cada vez mais ligado a danos colaterais, como a violência e a criminalidade”, analisa o estudo, que marca o dia internacional de luta contra o abuso e o tráfico de drogas.

Outra consequência da produção doméstica de maconha é que diante da concorrência dos produtores “artesanais”, a resina de cannabis (haxixe) tem perdido espaço no velho continente. O OEDT explica que em dez países europeus (Bulgária, República Tcheca, Grécia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Polônia, Eslovênia, Eslováquia e Croácia), a erva já representa mais de 90% do cannabis consumido. O principal exportador do haxixe rumo a Europa é o Marrocos, que faz a droga entrar no continente essencialmente pela Espanha e Portugal.

Hortas de maconha

O cultivo da maconha de maneira totalmente artesanal, inclusive nos quintais ou em estufas dentro de casa, também tem aumentado em alguns países. No Reino Unido, por exemplo, a polícia afirma eliminar cerca de 20 plantações ilegais por dia, muitas delas em zonas urbanas. Ainda de acordo com as autoridades britânicas, no último ano o número de “hortas de cannabis” descobertas no país já ultrapassou 7 mil. Assim como a dona de casa Nancy Botwin, personagem principal da minissérie norte-americana Weeds, que planta maconha em seu domicílio para sustentar os filhos, muitos também vêem no cultivo uma fonte de renda em tempos de crise.

Segundo o OEDT, mais de 78 milhões de europeus já fumaram maconha, que continua sendo a droga mais popular no continente.

Fonte: RFI

Anúncios

Deixe um comentário, sua opinião é importante para nós:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s