O consumo agudo de maconha e acidentes de carro

A droga ilícita mais difundida em todo mundo é o cânhamo ou maconha (Cannabis sativa), que contem uma substância psicoativa. Varias personalidades e grande parte do publico acredita que deve se liberar o su uso, pois é uma droga de baixa gravidade. O governo do Uruguai cogita ate plantar e comercializar a maconha Uma das possíveis conseqüências do seu consumo intenso parece ser a de alterar a funcionalidade psicomotora em um grau que envolva um aumento do risco de colisão, em caso de dirigir veículos automotores. M.Asbridge e colaboradores, epidemiologistas da Dalhousie University, em Halifax no Canadá fizeram uma revisão da literatura medica tenta esclarecer se, para as pessoas que dirigem veículos, o consumo agudo de cannabis pode representar um maior risco de sofrer acidentes de trânsito.

Os autores selecionaram estudos epidemiológicos de caráter observacional, escritos em qualquer idioma e que contassem com um grupo de controle apropriado. Os estudos selecionados avaliaram, através de análise toxicológicas de sangue, os indícios de consumo recente de cannabis em sujeitos que tivessem sofrido um acidente enquanto dirigiam veículos automotores.
Satisfizeram os critérios de inclusão 9 estudos com 49.411 participantes. — Entre os acidentados que tinham consumido cannabis se evidencia um significativo maior risco de sofrer acidentes, em comparação com aqueles que não tinham consumido a droga. As estimativas de risco de colisão foram 2,79 vezes mais elevadas foram as achadas em pessoas que consumiram recente a droga .Os estudos de atribuição de responsabilidades nos acidentes mostram uma menor Incidência do consumo recente de cannabis: OR de 1,65, com IC entre 1,11 e 2,46 (p = 0,07).
Nas colisões que resultaram em mortes era mais significativa a incidência do consumo agudo da substância 2,1 mais freqüentes em comparação com os acidentes nos quais não tinham ocorrido mortes

Nesta amostra de quase cinquenta mil pessoas que tinham sofrido colisões dirigindo veículos foi possível comprovar que o consumo recente de cannabis se relaciona de maneira direta com maior risco de sofrer um acidente. O risco é inclusive mais elevado nos casos graves, que implicam mortes de pessoas.

Fonte: Revista de Atualização Médica

Anúncios

Deixe um comentário, sua opinião é importante para nós:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s